Jurançon
Se temos vinhos que contam histórias este é um deles... Jurançon, é um vinho de denominação de origem (AOC) desde 1936.
Estas vinhas possuem uma história real, no século XIV, os princípes de Béarn e Navarra introduziram o conceito de “cru”, com base no valor das parcelas de vinha. Esta foi considerada a primeira tentativa de classificação dos vinhos na França e foi introduzido no Jurançon muito antes de que em qualquer outra região de vinhos franceses. Foi concebido como uma medida de protecção para preservara a autenticidade dos vinhos.
O Jurrançon adquiriu protagonismo e visibilidade tornando-se parte da história francesa em 1553 ao ser o vinho do baptismo do Rei Henri IV o futuro “Henri – O Grande”, na cerimónia os lábios do pequeno foram humedecidos com Jurançon, o que veio dar ao vinho qualidades de virilidade e grandeza.
As vinhas que dão origem a este vinho são plantadas numa área de 1000 hectares nas encostas ingremes e montanhosas de frente para a grandeza dos Pirinéus, climas oceânicos. Para os vinhos doces as castas são muitas vezes escolhidas a dedo em outubro ou novembro para assegurar as melhores características. As principais uvas utilizadas são tradicionalmente: Lauzet, Petit e Gros Mansengs Courbu.
As qualidades do vinho branco de Mansengs tornava-o um dos favoritos de Colette conceituado poeta francês que chamou o vinho du vert galant sedução e foi citado desta forma “ Eu era uma menina quando eu conheco o príncipe; despertou, imperioso, traiçoeiro, como todos os grandes sedutores são” Enólogos em Jurançon pegaram nesta frase e começaram a divulgar o vinho como tendo qualidades de virilidade, com cartazes publicitarios e folhetos de venda anunciando : ” Jurançon significa Manseng significa sexo”( J. Robinson Vines, Grapes & Wines pg 236 Mitchell Beazley 1986 ISBN 1-85732-999-6)
É um dos melhores Vinhos do sudoeste de França e dos mais procurados, é um vinho dourado e doce com frutas exóticas e aroma de mel.
Depois de muitos séculos de mudanças onde teve lugar uma crescente qualidade o vinho Jurançon foi recuperado e reconhecido mundialmente.
Comentários
Enviar um comentário