Restaurante Lumumba

Todos temos sítios onde nos sentimos em paz com o mundo, lugares seguros, lugares que inventamos que nos fazerem sonhar. O meu lugar é Monsaraz! Não para viver lá, mas para viver passando por lá muitas e muitas vezes, sempre que possível. Gosto de chegar e contemplar o céu, o infinito e respirar profundamente o meu Alentejo que se entranha em cada lugar meu... Sinto o sincretismo com a natureza com o meu passado e com o que sou no meu Eu mais profundo. Deixo de lado os problemas, as dúvidas as inquietações é como uma terapia breve enquanto estou lá simplesmente vivo apreciando cada segundo ao som do meu coração. 
Para mim é o paraíso na terra, imaginar os meus bisavós a passear por essas ruas estreitas, os meus avós, os meus pais, eu própria ainda na barriga da minha mãe já ia a Monsaraz, é uma Catedral de peregrinação familiar, que nos inspira em cada visita.
Sinto em cada pedra da calçada uma memória, em cada canto um segredo, em cada casa uma história, em cada visita uma descoberta interior. 
Recriar o trabalho de campo de José Cutileiro para escrever os "Ricos e Pobres no Alentejo", torna a vila um palco, um objecto de análise, um foco de interacções, um paralelo entre o passado e o presente. Essa dinâmica que Monsaraz teve aos longo dos anos e que cruza com as vicissitudes que teve que ultrapassar é o casamento perfeito com as novas abordagens e o reconhecimento feito à Vila pelos inúmeros turistas que recebe todos os dias. 
Mas tudo isto para falar do melhor restaurante do mundo: "Lumumba"
Os meus pais são clientes da casa desde sempre e eu também. Assisti a várias transformações do espaço, vi crescer a clientela, vi crescer a nova geração deste restaurante. O atendimento cordial e a honestidade do dono sempre muito correcto e profissional é um dos pontos altos. Alguns lugares sentados numa sala castiça e simples com "motivos" alentejanos, uma esplanada com uma vista absolutamente soberba, o vinho alentejano, o pão quente das entradas, as azeitonas picadas como fazia a minha avó, o queijo seco como gosto, o ensopado de borrego que nos faz chorar por mais, o forno de lenha onde se faz o assado de borrego, a simpatia dos donos, a rapidez do atendimento fazem deste espaço um lugar único! O meu restaurante preferido, o lugar mais bem guardado. Onde a paparoca é mesmo, mesmo, mesmo BOA.
Quando entro lá penso sempre que já estive ai sentada com as pessoas mais importantes da minha vida, já ri muito aí mas também já chorei, já repeti muitos pratos, já contei segredos, já fiz declarações de amor, já dei notícias importantes, já fiz jantares de despedida, já fiz jantares de retorno, já cantei os parabéns a mim e aos outros, já sai de lá a voar, já encontrei lá amigos e família, já ouvi histórias do passado, já conheci pessoas, já falei do tempo, das festas, da vida de nada.... Portanto é um lugar normal como poderia ser outro qualquer em qualquer parte do mundo mas "É" especial porque eu escolhi que ele fosse especial! 
Simples, real, puro e maravilhoso por isso tudo e muito mais o melhor entre os melhores...(para mim) 








Fotos: M&S 

R Direita, 12 - Monsaraz
7200-175 Monsaraz ,   

Horário   12h00-15h00 | 19h00-21h00
   encerra à segunda-feira
Capacidade: 45 pax
Contactos

   Tel: (+351) 266 557 121




Comentários

  1. J´´a fiquei com vontade de comer pao alentejano quentinho com queijo e azeitonas, mnhanmmmm.
    Sempre escrito de forma a sonharmos :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares